sexta-feira, 30 de maio de 2008

Materiais para Traçar os Moldes

Já sabem que antes de fazer qualquer molde é conveniente fazer um desenho técnico do modelo e ter à mão o papel onde foram apontadas as medidas.

 

Para desenhar o molde estes são os materiais que uso:

1 - Esquadro de Corte e Costura (ou um esquadro grande e um conjunto de curvas francesas)

2 - Régua (preferência mínimo 50cm)

3 - Lápis (ou caneta)

4 - Borracha

5 - Cola batom ou Fita cola (no caso de ser necessário fazer uniões e correcções aos moldes)

6 - Papel Craft (também chamado de papel de embrulho)

7 - Tesoura

 

Outros Materiais:

flexible_curve_60cm_ruler_g

- Régua Flexível «Cobra» (de preferência graduada) - Ideal para linhas de decote especiais, pinças curvadas e outras curvas (por exemplo, para uniões de costuras em que uma é uma recta e outra uma curva, esta régua facilita a medição e traçado da curva exactamente com a mesma medida da linha recta).

 

Esquadro de Corte e Costura

Este esquadro comprei na secção de peças da loja Singer, na Av. Almirante Reis, em Lisboa.

Já é muito antigo! A minha mãe tinha um, já partido aos bocados, dos tempos em que tirou o curso de modista, mas pelos vistos ainda continuam a fabricar estes esquadros.

O esquadro resume todas linhas e curvas necessárias para a modelagem:

- Linhas de decote frente e costas

- Ombro

- Cava da frente e costas

- Curva da anca

 

Neste esquadro só falta uma coisa que eu acho muito útil, ser graduado com indicação dos centímetros (em linha recta e em curva).

 

Alguns links sobre este tema:

http://www.sewnews.com/library/sewnews/qa/aaqa0503a.htm

http://thesewingdivas.wordpress.com/2007/03/14/pattern-draft-rulers/

 

Entretanto, já terminei o top de croché, já iniciei o novo projecto de croché (que vou apresentar muito brevemente), fiz o molde do vestido lilás com machos e até já comprei o material para o próximo projecto de costura (mas quanto a este ainda vão ter de esperar mais um pouco).

 

Por isso aguardem novidades, já amanhã!

 

Até lá!

6 comentários:

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana .- muito material interessante e sempre vai explicar tudo tão bem. Nunca vi esse esquadrão que inclui curvas. Tenho de usar as diferentes regras e curvas para o mesmo fim. Também não tinha conhecimento da regra flexível, é uma novidade? .. Acho que é muito útil. agradecimento para mostrar todos estes utensílios. até breve. Paco

Corteygrif disse...

OLA ANA
REALMENTE ESSA REGUA PARA AS CURVAS È ESSENCIAL!
A QUE TENHO DE QUANDO TIREI O CURSO È SUPER COMPLETA,TEM AS MEDIDAS,AS SETAS DE ZONA DE CORTE,E TEM UMAS INDICAÇOES POR ESCRITO,FANTASTICA MESMO,È DE MADEIRA,FORRADA COM PAPEL.
UM DIA PONHO FOTO NO BLOG PARA VERES!MAS È UMA REGUA PATENTEADA,COM COPIA PROIBIDA,NA PROPRIA REGUA TEM ESSA INDICAÇAO,E A ASSINATURA DA CRIADORA.
QUE SERIA DE NÒS SEM ESTES UTENCILIOS!!!
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Anónimo disse...

Ana Carina, está lindo este Top. Quanto às ferramentas de costura, vou tentar comprar algo parecido para desenhar curvas, já que tenho dificuldades em acertar nas curvas.
Parabéns! Estou esperando para ver o vestido lilás.
Bjs
Beth

Ana Carina disse...

Olá a todos,

Paco: Já te respondi por mail, mas deixo aqui a minha resposta para os outros leitores verem.
"O teu português está quase perfeito!
Quanto à régua flexível eu acho que já existem há muito tempo, embora as que eu tenha visto à venda não têm os centímetros.
Esta imagem encontrei no ebay e já a comprei (deve vir a caminho). Eu também acho muito útil até porque já precisei dela, mas como não tinha, tive de fazer de outra forma".

Rosa: Quando puderes mostra-nos o teu esquadro! É sempre bom sabermos o que existe e o que utilizam outras pessoas.

Beth: Muito ben-vinda! O Esquadro de corte-costura pode ser substituído por um esquadro normal e um conjunto de curvas francesas, mas este material é essencial. A régua flexível é muito útil e encontra-se facilmente em qualquer papelaria técnica de materiais de artes.

Beijinhos

Tany disse...

Ah, tenho uma régua igual a essa (a das curvas) que já era da minha mãe! A minha é verde clara! Sei que se vendem na lojas da Singer!

Quanto à régua flexível, também tenho uma e comprei-a numa papelaria técnica (daquelas que têm muito material para artes). Dá imenso jeito para medir as cavas e as cabeças das mangas nos moldes, para ver se é necessário alterar para diminuir o franzido das cabeças das mangas. É essencial porque facilita imenso o trabalho de medir curvas.

Agora vou ver o teu top!!

Carminda disse...

Olá, adorei seu blog, vou pesquisar com mais calma.Moro em Ipanema no Rio de Janeiro adoro costura e gostaria que vc visitasse meu blog e desse sua opinião faço roupas para dormir em malha e pinto , tenho uma regua com curvas mas nao sei usa-la, gostaria que vc me ajudasse. Voltarei ! Beijos