quinta-feira, 10 de julho de 2008

Projecto 006/2008 - Top e Saia de Rede

INSPIRAÇÃO:

Inspirada no próprio novelo de linha em tons bem veranis e de uma experiência com uma tira de croché executada em ponto de rede, surgiu a ideia de um modelo de Top assimétrico com uma só alça e, para combinar, uma saia no mesmo ponto.

Um belo conjunto de praia ou simplesmente um modelo prático para usar aos fins-de-semana, ideal para as férias (que já se avizinham para mim) e que facilmente podem ser combinados com outras peças, nomeadamente o top fica lindíssimo com uns jeans.

 

CROQUIS:

Projecto 006/2008 (technical drawing)Projecto 006/2008 - ponto rede (croché)

 

DESCRIÇÃO:

O top e a saia de croché serão feitos em ponto de rede e trabalhados de forma tubular, isto é, numa só peça com frente e costas juntas.

Como fazer? Dei-me ao trabalho de colocar um pequenino esquema para explicar o ponto de rede em croché tubular: a primeira carreira de correntes é fechada em circulo e restantes são trabalhadas de forma circular e sempre do lado direito da peça.

Esta técnica de croché tubular tem a vantagem de obter melhores acabamentos nas peças de roupa porque não existem quaisquer costuras laterais.

A saia será forrada com um tecido de malha fina da cor da pele para dar um aspecto de transparente, mas sem o ser na realidade. As saias poderão ser usadas de forma separada, mas a de malha será usada sempre como forro.

 

MATERIAIS:

- Linha Âncora Style Miro (quantidade estimada: top 100g, saia 200g)

- Agulha de croché 4,00mm (estou a usar a de 3mm mas com laçadas largas)

- Malha lycra da cor da pele para a saia-forro

 

Estou fascinada com o efeito visual que esta linha cria. Dá um efeito de degradé na peça que até parece fazer mais cores do que estão na linha.

O Top já está praticamente feito! Só falta acertar o comprimento que vou deixar para o fim, já depois de ter a saia pronta.

A saia-forro será a última coisa a fazer, mas através da foto anterior já podem ter uma ideia como fica o croché sobre a malha cor de pele.

 

Como podem ver, já ando a preparar a minha «malinha de projectos de croché» para levar e fazer durante as férias. Este é um dos três projectos urgentes de croché e que quando estiver de volta coloco-os aqui, de preferencia já feitos!

Mas antes de ir de férias, que será já a partir no próximo dia 14, tenciono dar notícias!

 

Até lá!

7 comentários:

Ana's Closet disse...

Parece-me um projecto ambicioso, como é teu hábito! =)

Costumas usar algum programa de desenho para fazer os croquis/moldes? Tenho procurado mas, com excepção do programa da Bernina, não encontro nada =/

Beijinhos

Ana Carina disse...

Olá Ana,
Eu costumo usar os programas normais para desenho: Adobe Illustrator (desenho vectorial) e despois o Adobe Photoshop.

Uso o primeiro para esboços e fazer os desenhos técnicos. Depois e para "colorir" os croquis uso o segundo programa.

Mas a ajuda de uma tablet e caneta é indispensável, porque facilita o desenho e ilustração.

O que ando à procura é um programa para fazer os moldes...isso é que não encontro (grátis).

Beijinhos

BCN - UNIQUE designer patterns disse...

Ana.- me encanta el diseño que hiciste para el modelo y como siempre, estoy impresionado con este arte del crochet. Ya quedo impaciente por ver el modelo.....

Corteygrif disse...

Ola ANA
muito interessante esses programas
-ADOBE ILLUSTRATOR
-ADOBE PHOTOSHOP
desconheço essa maravilha de trabalhos.
bem como sou eu que faço os meus moldes,nunca tive curiosidade em pesquisar,parece que facilita muito!!??!!!
jà vi que es cà das minhas,vais de ferias mas nao ficas quieta,eu estive agora 3 semanas de ferias,e sempre a coser.
o projecto mostra se muito bonito,gostei das cores.
que sejam umas ferias de muito trabalho(crochetar)
bjs
ROSA

Ana Carina disse...

Olá,

Paco: Por mais peças de croché que faça, surpreendo-me sempre e fico encantada com o que podemos fazer com linha e uma agulha!
Obrigado

Corteygrif: São mesmo programas essenciais para o desenho. São utilizados por grandes ilustradores, não só de moda! Já vi lindíssimos trabalhos.
Quanto ao fazer moldes, eu também faço-os em papel, mas um programa iria facilitar. Já pensei no AUTO CAD mas teria de perder (muito) tempo a tentar perceber como trabalhar com ele, por isso mais vale fazer em papel.
Ahh...é verdade, eu também nunca estou parada nas férias...

Obrigado!

Tany disse...

Tenho a certeza que este conjunto vai ficar uma maravilha! O efeito da linha, conjugado com o ponto de rede é espectacular! Mal posso esperar para ver o resultado!

Anónimo disse...

Olá,gostaria de saber se vc terminou este projeto.Adoro as suas postagens,vc parece amar o que faz.Tambem trabalho com moda e adoro o que faço.Sucesso.