terça-feira, 30 de junho de 2009

Projecto 012/2009 – Túnica Versátil

DSC03499 copyDSC03495 copyDSC03501 copy

Aproveitei uns dias de férias e fiz esta túnica, um projecto bem rápido que basicamente só tem acabamento das orlas do tecido com a técnica da bainha rolinho.

Feita em tule elástico, à semelhança do tecido utilizado para a Túnica Gucci Style e aproveitando todo o tecido, um rectângulo com 1 metro de comprimento, resolvi criar  directamente no manequim:

DSC03440 DSC03444
Para este tecido imaginei um túnica solta, muito vaporosa e com drapeados no decote, que lhe dá muita elegância.

 

DSC03441 DSC03442

Inicialmente tinha pensado cruzar as alças atrás, mas percebi que deixando-a simplesmente com um nó (a atar ao pescoço) teria muitas mais possibilidades de alterar a forma de vestir (ao pescoço, com uma só alça, etc.)

O comprimento é regulável, dobrando-se mais acima ou mais abaixo, com duas tiras, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, para atar nas costas ou de lado.

É uma túnica muito versátil e leve, ideal para usar com umas leggings, calças ou corsários justos. É muito gira e sexy, não acham?

 

Espero que vos tenha inspirado para a criação de peças de roupa directamente no manequim (ou até mesmo sobre o corpo). Por vezes nem é necessário molde, como é o caso desta túnica, é inventar e improvisar, se não sair bem de uma forma, sairá de outra. O que é mesmo necessário é ter …IMAGINAÇÃO!

 

Ponham a vossa imaginação à prova e até à próxima!

9 comentários:

Tany disse...

FANTÁSTICA!!! As peças drapeadas directamente no corpo ou no manequim têm uma magia e um cair difícil de conseguir através dos métodos de patronagem convencionais; conseguiste um efeito muito moderno e sexy, em que tudo contribui para um excelente resultado final (tecido vaporoso, estampado fantástico, drapeado artístco e versatilidade)!

Beijinhos!

Celina disse...

Super sexy! Adoro a combinação com as leggings pretas e os sapatos coloridos. E o corpinho também ajuda! ;) Tenho mesmo de arranjar um manequim desses, como a Tany disse deve ser muito mais fácil explorar as possibilidades de um tecido assim.
Continua a testar e a mostrar os teus improvisos!
Bjs

Celina disse...

Esqueci-me de perguntar: onde adquiriste o teu manequim? Sei que no catálogo da La Redoute se vendia em vermelho, mas tenho ideia que a Tany disse que deixou de haver (não tenho o último catálogo por isso não sei).

Corteygrif disse...

OLA ANA
Bem eu sou uma adepta das peças versatis,que se podem usar com diferentes peças,e alterar o seu caimento no corpo.
o tecido è lindissimo,e gosto imenso de drapeados,super simples e elegante,bonito projecto parabens!
obg pelo carinho
bom fim de semana
bjs
ROSA

Ana Carina disse...

Olá a todas!

Quanto ao criar directamente no manequim, acho que existe até um nome técnico que é "moulage" e Tany, tens razão, fazer moldes com drapeados é complicado e por isso muitos estilistas simulam no manequim (fazendo o modelo de prova) e despoi transformam-o em molde definitivo, com as marcações e as linhas de colocação e de dobra.

Celina: Eu comprei o meu manequim na secção de peças da Loja singer da Av. Almirante Reis, em Lisboa.
Existem vários tamanhos e todos reguláveis, mas confesso que não posso fiar-me nas medidas do manequim porque não correspondem exactamente às minhas, principalmente nas alturas: Altura até ao peito, até à cintura e até à anca (deveriam ser menos cm). Por exemplo, nunca me posso fiar na medida de peito e no encaixe, porque o simulado no manequim não corresponde ao meu corpo. Mas neste tipo de projectos mais soltos, sem serem justos dá perfeitamente para servir de guia.


Beijinhos a todas e muito obrigado.

Ana's Closet disse...

Está um espectáculo! Tem um muito sofisticado e não é nada complicado de fazer. E só preciso ter um pouco de imaginação!
Dá mesmo vontade de experimentar trabalhar directamente no manequim, tal como no programa Project Runway! Mas, no meu caso, ainda falta o manequim...

Beijinhos

Patricia disse...

Ana adorei o seu site!!! me ajudou muito.
A muitos e muitos anos fiz um curso de corte e costura e trabalhei como costureira dos 15 ate os 19 anos, nunca precisei comprar e muito menos cortar o tecido so costurava, mas o teu site me ajudou muito, e vai me ajudar sempre.
Já o coloquei como favorito no Top Site!!! PARABÉNS!!!!!!!

Bjs

Ana Carina disse...

Olá

Ana: É verdade! É muito fácil e simples de fazer. Também costumo ver o Project Ranaway, é dos meus programas de eleição e usam muito o manequim para "modelar",fazendo um modelo de prova (muslin) e usam-no como molde para o verdadeiro modelo. Obrigado

Patrícia: Fico contente por gostares do meu blog e que de alguma forma sirva de inspiração para as tuas criações. Qualquer coisa, tem o meu mail. Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho.

Beijinhos,
Ana Carina

Mon Café Couture disse...

très sexy cette tunique! j'aime beaucoup le dos.